SEMPRE BELA CURITIBA
Sou Curitibana. Falo LEITE QUENTE!! Lá ninguém toma 'chocolati quenti', tem que ser quentE mesmo! Até onde não tem "E", eu dou um jeito de colocar: YakultE, InternetE, kartE. A letra "E" deve ser mesmo a nossa vogal preferida, mas é hábito do 'curitiboca' falar exatamente como se escreve, sem engolir nenhuma letra (talvez incluir, rs..), fazendo o nosso sotaque parecer engraçado para o resto do país. Mas eu te digo: É bonito! Adoro ouvir o "R" do interior de São Paulo ou do norte do Paraná. Acho lindo o chiado do "S" do catarinense e a ginga cantada do norte e nordeste do Brasil. Adoro essa mistura de sons, palavras e cultura.
Nos cardápios das lanchonetes de Curitiba você encontra cachorro-quente com duas 'vinas' e logo abaixo tem um asterísco indicando a tradução '*salsicha', para ajudar os turistas. Isso vem do alemão (vienawurst) de onde trago meu sobrenome. (não da salsicha, do alemão!!) Todos os alunos guardam as canetas no 'penal' e não no estojo (vem da escrita com 'pena'), sem falar no 'piá', que é como chamamos todos os meninos. A lista é enorme e curiosa para quem não conhece as manias da cidade. Dizem a más línguas que o 'curitibanês' é um dialeto maldito, que foi introduzido no sul do país por um alienígena fãnho. Então, se você quiser dar umas boas risadas acesse aqui e aqui. É uma forma divertida de rir da gente mesmo.
Curitiba é assim, cidade grande com ares provincianos! Limpa, organizada, cheia de parques e congelante no inverno! Acredite! Terra do pinhão e do chocolate quente, do fondue com vinho na frente da lareira.
Cidade onde a gente tira o sobretudo de dentro do armário e se enfeita com toucas e cachecóis coloridos.
Botinha forrada com lã, luvas e gola rolê. Dia gelado com céu muito azul... Ai que delícia o frio chegando na minha terra! Hoje é o primeiro dia do inverno e então, que venha o frio e as coisas boas que ele traz!

Marcadores: Cotidiano
Escrito por Karim Scharf às 15:51
